segunda-feira, 24 de novembro de 2008

#A ESCLEROSE#


O QUE É A ESCLEROSE:

As causas do aparecimento da esclerose
múltipla não são conhecidas. Sabe-se apenas
que não é uma doença hereditária e costuma
afetar mulheres entre 20 e 40 anos. Durante
surtos, o paciente deve ser internado para
receber medicamento na veia, mas normalmente
se utiliza de comprimidos.
A esclerose múltipla ocorre quando os
anticorpos presentes no corpo combatem o
líquido chamado mielina do cérebro e da
medula. Para a transmissão nervosa ocorrer
e o corpo obedecer às ordens do cérebro, é
preciso que haja mielina suficiente para
que as 'mensagens' sejam emitidas para o
cérebro sem haver falhas. Havendo a
instabilidade da substância, ocorre os
problemas de visão, fala e coordenação
motora.
"Renata Mendonça"

"NÃO QUERO QUE ME VEJAM COMO
COITADINHA"

Cláudia Rodrigues revela que sofre de
esclerose múltipla, mas admite que aprendeu
a conviver com a doença e que leva uma
vida normal.
Segundo Cláudia, de 35 anos, sua primeira
reação ao receber o diagnóstico foi
perguntar ao médico se ainda poderá ter
filhos. "Ele disse que sim, e isso me
tranquilizou. Cheguei a tomar medicamentos,
como corticóides, mas hoje a minha doença
está supercontrolada. Os surtos podem
ocorrer em fases de muito estresse", disse.

Ela diz ter tido o seu último surto quando
passou por problemas pessoais, e então sua
pálpebra começou a tremer. Como a esclerose
múltipla não tem cura, Cláudia aprendeu a
conviver com ela. "A única certeza que a
gente tem é a morte. Eu sei que há casos
mais graves que o meu. Então, para lidar
bem com a doença, tento viver com alegria
(...), trabalhando, brincando com a minha
filha (Isa, 3 anos) e namorando", afirma
ela, que namora o cantor Bena Lobo.

"Renata Mendonça"

Nenhum comentário: