quinta-feira, 7 de agosto de 2008

CINEMA QUER SEGUIR TRADIÇÃO DAS BELAS ARTES


AS SETE BELAS ARTES TRADICIONAIS:
1- Escultura: Ondine, do brasileiro Bruno Giorgi.
2- Teatro: A megera domada, de William Shakespeare.
3- Música: Orquestra Sinfônica da Bahia.
4- Arquitetura: Edifício projetado por Oscar Niemeyer.
5- Literatura: Don Quixote de La Mancha, de
Cervantes, e outras obras.
6- Pintura: Atleta, de Pablo Picasso.

Arquitetura (entendida como concepção artística
dos prédios, e não sua construção),
pintura, escultura, música, literatura e teatro
(incluindo a dança).
O conceito de Belas Artes apareceu no final do século
XVIII com o surgimento, na Europa, das Academias
de Arte, e se consolidou no século XIX, durante
o período Neoclássico, quando as academias se
transformaram em Escolas de Belas Artes.
O termo designava as atividades que não
tinham caráter utilitário e estavam preocupadas
com a criação do belo. Quando o cinema surgiu,
no final do século XIX, tinha um caráter apenas de
entretenimento popular. No início do século XX os
envolvidos na produção cinematográfica passaram a
trabalhar para que o cinema fosse visto também
como atividade cultural séria e não só diversão.
"Foi então que os críticos e teóricos franceses
começaram a chamar o cinema de sétima arte", diz
Jean-Claude Bernardet, cineasta e professor
da Universidade de São Paulo.

"Super Interessante" "REVISTA"

Um comentário:

A Flor disse...

Eu sou do clube dos não fumadores!

Já passaram dois anos desde que "inaugurei" o meu jardim....

Não tenho bolo para comemorar, apenas tenho uma imensa gratidão e muita alegria, porque foi atravês do meu canto que chegaste ao meu coração... OBRIGADO! :D

Gosto de TU muito muito :-)

Beijos floridos da Flor