quarta-feira, 29 de setembro de 2010

*1-ARTESANATO É MAIS QUE TRABALHO MANUAL* *2- VOCABULÁRIO DE POLÍTICO*


*ARTESANATO É MAIS QUE TRABALHO MANUAL*

O artesanato é um conteúdo da disciplina de Arte entre muitos
outros que o professor pode (e deve) ensinar. Porém resumí-lo
à produção de objetos não adianta. Ele só será significativo
se tiver um objetivo cultural. Para isso, o educador precisa
ir além, definir enfoques e trabalhar questões que contextualizem
o assunto, como a região onde o objeto é produzido, os
procedimentos adotados pelos artesãos, os materiais empregados,
a época em que surgiu etc. São essas, entre muitas outras
abordagens, que vão ajudar a revelar para os estudantes o valor
desse tipo de trabalho tão enraizado na cultura brasileira
(e às vezes desvalorizado).

A produção propriamente dita é só um dos aspectos a tratar em
sala de aula. Ao produzir determinado objeto artesanal, os
alunos devem experimentar o processo de trabalho realizado
pelos artesãos - mas vale lembrar que a manualidade não pode
ser usada na escola com o pretexto de desenvolver a coordenação
motora. Assim, o professor deve permitir e estimular que as
crianças façam modificações de cor e de tamanho nas peças,
por exemplo, ainda que os detalhes técnicos sejam uma forte
característica do artesanato.
É importante descartar qualquer exigência de semelhança.
Os estudantes não são artesãos e a escola é uma instituição
que tem por objetivo favorecer o acesso ao patrimônio
histórico e cultural da humanidade - até porque, para muitos
brasileiros, ela é o único caminho para isso.

(Consultoria Marisa Szpigel)
***Foto minha com artesanatos***

*VOCABULÁRIO POLÍTICO*

PREROLIZAR - Priorizar
MEU ANÁLIS - Minha análise
OMENTO - Aumento
POTENCIOSO - Grande potencialidade
ANO ELETIVO - Ano letivo
ASSISTENÇA - Assistência
O FAZ-ME RIR - Dinheiro
NOS OUVIR-NOS - Ouvir-nos
FONÇONÁROS - Funcionários
A PALAVRA ESTÁ MINHA - Estou com a palavra
INTIMATO - Ultimato
CRASSE - Classe

(Retirado de jornal)
(Imagem da internet)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

*DESAFIE SEU CÉREBRO* *PORQUÊS*


*DESAFIE SEU CÉREBRO*

O cérebro produz substâncias químicas chamadas "neurotransmissores",
que carregam mensagens entre as células responsáveis pela
memória. A disponibilidade dos neurotransmissores parece
aumentar nos cérebros que estão acostumados a enfrentar problemas
e a resolver desafios. Talvez isso explique porque as pessoas com
alto QI se saem melhor nos testes: elas têm mais "ligações de
memória", porque estão sempre desafiando o cérebro a resolver
problemas. Que tal exercitar seu cérebro regularmente? Por
exemplo, experimente envolver-se num jogo de enigmas, resolva
palavras cruzadas, etc. Encare como um treinamento.
(Ed. MELHORAMENTOS)
(Imagem da internet)

*PORQUÊS*

Por que tem coisas que só vou compreender quando crescer?
Por que as meninas são mais choronas do que eu?
Será que elas são mais tristes ou só não precisam engolir
o choro como eu?

Será que daria para quem inventou que homem não chora, dar
uma explicação por que é feio um menino ser chorão?
E podia também explicar como é que a gente faz para não
ficar engasgado com o choro não chorado? Será que quando
eu crescer e puder compreender ainda vou querer saber?

(Jandira Masur)
(Imagens da internet)

sábado, 25 de setembro de 2010

*1-VAI VIAJAR? ENTÃO VAMOS ORGANIZAR A BAGAGEM* *2-TRAVA-LÍNGUAS*


*VAI VIAJAR? ENTÃO VAMOS ORGANIZAR A BAGAGEM!*

Use essa técnica para nunca mais esquecer coisas importantes!
Na hora de fazer as malas, foque a atenção em cada parte do
corpo. Assim: associe os pés ao que eles vão usar (chinelos,
rasteiras, tênis, meias); as pernas (calças, bermudas, saias);
a cabeça (óculos de sol, chapéu, tiaras); os braços (pulseiras,
protetor solar) e assim por diante. Assim nunca mais vai
abrir a mala no hotel e descobrir: "Não! Esqueci o biquíni!"

(Ed. MELHORAMENTOS)
(Imagem da internet)

*TRAVA - LÍNGUAS*

A ama ama a menina e a mamãe; a mamãe ama a ama e a menina;
a menina ama a ama e a mamãe, mais a mamadeira.

Uma pessoa passou próximo ao pessegueiro, e um pêssego caiu no
pescoço formando caroço, e bem depressa passa na poça com a
carroça, peça depressa sossego ao seu amigaço. Virou pedaço
a cabaça e enlaça na margaça.
(Retirado de folhas soltas de livros)
(Imagem da internet)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

*1-FUSCA IMAGINAÇÃO* *2-VICIADO EM ORKUT* *3-DUAS IMPRESSORAS CONVERSANDO*


*IMAGINAÇÃO*

Pronto, você associou a tarefa ao local. Agora, para se lembrar
das tarefas do dia seguinte, crie imagens absurdas: na cozinha,
a geladeira estará aberta, com fome, esperando as compras do
supermercado. No quarto, as roupas fizeram uma revolução,
aguardando a hora de serem lavadas. Na sala, existe uma ampulheta
gigante em cima da mesa. E na garagem, o carro está cheio de
sabão. Antes de sair de casa no dia seguinte para fazer as
tarefas, passe por cada cômodo. As imagens saltarão em sua mente
e você se lembrará de tudo que tem para fazer.
(Ed. MELHORAMENTOS)

*FUSCA TAPETE*

Fusca tapete flamengo
Uma imaginação
Sensacional.
Criação e vendido
A um flamenguista.

***Ana Maria Gonçalves***
***Tapete criado por mim à um flamenguista, Ana Maria***

*VICIADO EM 'ORKUT'*

O menino era viciado em Orkut. O pai não aguenta mais!
- Menino, aceita Jesus!
- De boa, pai! Pede para ele me mandar convite que eu aceito.
(Jornal DAQUI)
(Imagem da internet)

*DUAS IMPRESSORAS CONVERSANDO*

O que uma impressora disse pra outra?
Resposta: Essa impressão é sua ou é impressão minha?

(Jornal DAQUI)
(Imagem da internet)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

*1-ASSOCIAR, LOCALIZAR E IMAGINAR* *2-TRAVA - LÍNGUAS*


*ASSOCIAR, LOCALIZAR E IMAGINAR*

Associe a tarefa a ser memorizada com um local relacionado
a ela, para que tenha lógica em sua mente. Assim, o ato de
ir ao mercado estará associado à cozinha; levar a roupa na
lavanderia estará associado ao quarto; buscar o relógio no
concerto, à sala; lavar o carro, à garagem. Depois de
definir a localização, é hora de criar uma imagem usando sua
imaginação. (Ed. Melhoramentos)

ASSIM CRIEI ESSE TAPETE:
*AMAR*

Amar, acariciar
Mimar,moderar, memorizar
Associar
Refazer e fazer esse tapete.

***Ana Maria Gonçalves***
***Foto de trabalho feito por mim com muito amor. Ana Maria***

*TRAVA-LÍNGUAS*

*DESVERDELENGAR*

Quem desverdelengar uma folha verdelenga, bom desverdelengador
será! Eu como desverdelenguei, bom desverdelengador serei!

*MOLEQUE MALUCO*

O moleque maluco move a manivela da máquina de moer milho;
a máquina é da dona Maria Machado de Macedo. Menino
pequeno como pepino, menino maluco não mexe
na manivela.
(Desconhecido)
(Imagens da internet)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

*1-MEU TAPETE**2-NA DÚVIDA INTERESSE-SE**3-PIADA: GAROTA ESPERTA*


Meu tapete. Tapete simples.
***Feito por mim, Ana Maria***

*NA DÚVIDA INTERESSE-SE*

Verdade. A chama do interesse é uma ferramenta poderosa para
a memorização. Ela nos ajuda a manter a mente sempre afiada
para lembrarmos informações e fatos. Por exemplo, interesse-se
pelo nome das pessoas. No momento em que alguém se apresentar
a você, relacione imagens à pessoa. Se você acaba de conhecer
uma Rosemary, por exemplo, crie uma imagem mental da moça
rodeada por rosas. Ao fazer este exercício mental por três
vezes seguidas, certamente não terá dificuldade em
lembrar-se do nome dela!
(Ed. Melhoramentos)
(Imagem da internet)

*GAROTO ESPERTO*

A mãe e o filho estão prestes a entrar no ônibus quando reparam
na placa: "Crianças até 10 anos não pagam a passagem". Para
economizar dinheiro, a mãe sussurra:
- Meu filho, você tem 10 anos, tá ouvindo?
E o garoto, meio assustado:
- Sim, mamãe.
Ao subir no ônibus, o motorista pergunta:
- Ei, menino. Qual é a sua idade?
- 10 anos...
Desconfiado, o motorista emenda:
- E quando é que você completa 11 anos?
- Quando eu descer do ônibus, ué!

(Revista BRASIL)
(Imagem da internet)

sábado, 11 de setembro de 2010

*TAPETE LADO A LADO* *A VERDADEIRA ARTE DA MEMORIZAÇÃO É A ARTE DA ATENÇÃO*


*TAPETE LADO A LADO*

"Dois corações amantes existindo lado a lado."
(Daniel Savio)
***Tapete e foto feitos por mim, Aa Maria***

*A VERDADEIRA ARTE DA MEMORIZAÇÃO
É A ARTE DA ATENÇÃO*

"A verdadeira arte da memorização é a arte da atenção".
(Samuel Johnson)
Se aliar atenção e envolvimento com observação comprometida, você
sempre se lembrará de tudo que for importante. Sinta-se alegre e
entusiasmada quando estiver prestando atenção, encare como se
estivesse juntando dinheiro extra, por exemplo. Assim vai reter
as informações com mais facilidade. Não confunda falta de
memória com distração. Na maioria dos casos, pessoas que se
queixam de esquecimento são as que mantêm suas mentes distraídas.

Vários estudiosos afirmam que as composições de Mozart ajudam a
desenvolver a capacidade de armazenar registros e informações.
Ouvir música pela manhã e a noite é muito bom! No mínimo, você
irá relaxar. E relaxar e dormir bem são fundamentais para que
tenhamos cérebro robusto e bem disposto. Mozart não é muito do
seu gosto? Tudo bem, descubra então algo que lhe traga esse
efeito: uma canção, um gênero musical etc, que lhe agrade e
traga relaxamento. Mas não pode ser uma música que tenha letra,
por isso acabará tirando o foco. Escolha uma música de seu
agrado que seja apenas instrumental. Sem perceber, você
estará enriquecendo sua bagagem.
(Ed. Melhoramentos)
(Imagem da internet)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

*DOIS CORAÇÕES* *O QUE É MEMÓRIA?*


***Tapete dois corações, feito por mim, Ana Maria***

*O QUE É MEMÓRIA?*

Segundo os estudiosos, a memória é o conjunto de informações
e procedimentos que nos permite manipular e compreender o
mundo. Quando necessário, acessamos essa bagagem e, levando
em conta o contexto e nossas experiências individuais
registradas, recriamos esse mundo por meio de ações da
imaginação. Em resumo, podemos dizer que contamos com a memória
para entender, reter, recuperar, armazenar e trazer informações
disponíveis à nossa mente consciente no momento em que delas
precisamos.

A memória, portanto, nos ajuda a desenvolver e aprimorar o
conhecimento. E é por isso que devemos cuidar dela, e
continuamente, como um bem precioso. Nada mais interessante e
e necessário então que desenvolver mecanismos mentais e
pequenos hábitos que nos ajudem a reter as informações
importantes. Mas não se preocupe: essa é uma tarefa que pode
ser bem leve.
(Editora Melhoramentos)
(Imagem da internet)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

*1-MOMENTO IMPORTANTE DA VIDA, O AGORA!* *2-PIADA: CHEGANDO CEDO*


*QUAL O MOMENTO MAIS IMPORTANTE DA VIDA? O AGORA!*

Quando estiver fazendo alguma coisa, preste atenção nisso
e em mais nada. Quando estiver comendo, coma. Na hora do
banho, desfrute dele. Nas férias, curta as férias ao máximo.
Viva o momento presente com intensidade e vontade. O momento
presente, o agora, é o mais importante! No momento presente,
temos como modificar o passado recente e o futuro próximo.
Quando vivo o momento atual sei que estarei dando o meu melhor,
vivendo o presente como uma dádiva.
O agora será passado depois de um segundo, pense nisso. Se eu
o vivi bem, meu passado recente será mais equilibrado e terei
plantado as sementes de um futuro melhor.
(Editora Melhoramentos)
***Foto de tapete feito por mim, Ana Maria***

*CHEGANDO CEDO*

Duas mulheres fofocavam:
- Posso fazer uma pergunta, Isabela?
- Claro que pode, Ângela!
- É que eu tô meio curiosa com uma coisa... Como é que você
consegue fazer o Jairo, seu marido, chegar tão cedo em casa?
- Ah, amiga! É muito simples. Numa dessas noites ele chegou
bem tarde e deitou na cama bem de leve para não me acordar,
aí eu, muito esperta, hehe... Sussurrei no ouvido dele:
"É você, Ricardo?"
(Jornal DAQUI)
(Imagem da internet)



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

*1-A MAIOR DE TODAS AS ARTES* *2-COMPRANDO PASSAGEM*


*A MAIOR DE TODAS AS ARTES*

"A maior de todas as artes é aquela que nos leva a realizar
a felicidade no espírito, pois tem o dom de propagar-se aos
que amamos e iluminar quem caminha ao nosso lado..."

(Mimos e Scraps Delicados)
***Tapete e foto feitas por mim. Ana Maria***

*COMPRANDO PASSAGEM*

O caipira vai ao guichê da rodoviária e diz:
-Quero uma passagem para o jirimbó.
-Não entendi! O senhor quer repetir?
-Quero uma passagem para o jirimbó!
-Sinto muito, senhor, mas não vendemos para o jirimbó.
O caipira se afasta do guichê, se aproxima do amigo que
o estava aguardando e lamenta:
-O homem falou que não vende passagem procê! Ocê comprou fiado
aqui e não pagô, jirimbó?
(Jornal DAQUI)
(Imagem da internet)